terça-feira, 23 de outubro de 2012

Postagem 6: Mídias e Educação: aprendizagens construídas

     Nesta disciplina experenciamos um novo olhar sobre o contexto social contemporâneo, sob o ponto de vista da atuação da mídia para o consumo. Nesse sentido a vida passou a ser  dinâmica, líquida e instantânea.
     Aprendemos a observar com criticidade os meios de comunicação e propagandas, seus endereçamentos e reais objetivos. A maneira com que crianças e jovens vem se constituindo, construindo identidades, também dentro de uma pedagogia cultural onde o sujeito experencia um universo embora condicionador, mas rico em possibilidades e prazer.
     As temáticas que abordamos sobre Infância e Consumo estão tendo um papel muito importante em relação a minha formação acadêmica. A infância tem de ser preservada nas sua especificidades, e o Professor tem a oportunidade de oferecer atividades que além do lúdico, também sejam capazes de despertar o pensamento sobre as ideias, a criticidade. Esse estudo evidenciou com muito êxito os interesses de poder de mercado, sedutores, que se utilizam dos recursos midiáticos para promoverem na sociedade o comportamento consumista.
     Esta disciplina de Mídias e Educação educa permitindo que os participantes experenciem os olhares dos autores, estudiosos, e principalmente o olhar crítico sobre a realidade exposta de maneira midiática e comprovada entre os pares, de crianças e adolescentes.

2 comentários:

  1. Querida Rita,
    A postagem realizada sintetiza o movimento reflexivo experienciado por ti no decorrer da disciplina. Nela destacas o interesse pela temática "consumo e infância", enfatizando as contribuições da disciplina "Mídias e Educação" para a tua formação acadêmica como licencianda. Importa ainda salientar a postura comprometida e interessada demonstrada por ti em todos os encontros da disciplina, tua participação nos debates e diálogos compartilhados sobre as leituras, vídeos, documentários, músicas e propagandas, além da disposição para aprender com as mídias. Foi um prazer e uma enorme satisfação conviver e aprender contigo neste semestre! Um abraço afetuoso! Profa. Joice

    ResponderExcluir
  2. Olá Querida! Parabéns pelo teu blog! Está maravilhoso! Ao lermos podemos perceber o quanto te apropriasse das reflexões tecidas no contexto da disciplina! Adoramos te conhecer! Beeeijos enorme das monitor@s Ju e Aline!

    ResponderExcluir