domingo, 21 de outubro de 2012

Postagem 5: Reflexões On-line, off-line

     Reflexões a respeito do artigo On-line, Off-line, do livro de Zigmunt Bauman: 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno.
     Pensando a construção da adolescência na contemporâneidade, a disciplina de Mídias e Educação/FURG, realizou juntamente com os estudantes um seminário a respeito dos artigos publicados.
     O artigo chamado On-line, off-line conta sobre como os jovens anseiam por uma liberdade a ser alcançada, mantendo um comportamento individualista, e até mesmo rompendo com relações que poderiam vir a ser de longo prazo. "O mundo está cheio de oportunidades" diz o autor. Os jovens buscam constantes desafios em relação ao seu contexto de mundo, sendo seus interesses diversificados, multiplos e ligados principalmente as tecnologias digitais.
     Compromissos, relações off-line, tornam-se complexas por serem de longo prazo, extensas. O sentimento de liberdade, de serem o que quiserem ser, criando novas identidades, permitindo-se estar sempre atual experenciando um novo espaço: o espaço instantâneo, mediatizado pelos meios de comunicação digitais, onde tudo acontece com velocidade e que podem a qualquer momento ser descartado.
     Assim, a adolescência está se constituindo em relação aos processos sociais contemporâneos, imbricados com a interação midiática. É possível observar no cotidiano exemplos desse processo. Eles estão contextualizados no dia a dia.
     Uma propaganda revela como algumas relações se estabelecem, onde os sujeitos seduzidos pela dimensão digital on-line, vão perdendo a conexão off-line com o trato pessoal. Observe o exemplo do vídeo a seguir:
Endereço:https://www.youtube.com/watch?v=zX8a7YD2g8A&feature=relmfu

Nenhum comentário:

Postar um comentário