terça-feira, 1 de maio de 2012

Refletindo sobre Pedagogias Culturais

    Postagem 2:

      Entendidas como Pedagogias Culturais, as mídias se encontram estabelecidas no âmbito social através da produção do sujeito frente ao grupo social em que vive, adotando como parte de sí os processos das ações midiáticas. Se trata de uma relação onde o sujeito se condiciona ao prazer de sentidos, estimulados pela ação midiática, estabelecendo uma representação cultural, e formando uma nova identificação ao sujeito. Elas ocorrem fora dos ambientes de ensino tradicionais, ocorrem por meio do teatro, cinema, museus, jornais, revistas, televisão, evidenciando assim novas fontes de aprendizagem.
     No entanto, é muito importante salientar o quanto estas mensagens midiáticas estão endereçadas aos sujeitos, através de sua participação, tornando-o parte íntima do processo, desempenhando sua subjetividade a favor da condição dita.
    Dentro desse contexto, o novo educador pode utilizar desses recursos midiáticos para no seu fazer docente, problematizar abordando com os alunos um olhar crítico sobre por exemplo processos que envolvam a liguagem audiovisual, principalmente sobre os endereçamentos dos programas de tv, a respeito das características ditadas para se formar o "sujeito em questão".Desenvolvendo capacidades e interligando o ambiente escolar com o mundo das pedagogias culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário